segunda-feira, 7 de março de 2011

EBM

(Electronic Body Music)
EBM (Electronic Body Music) é um gênero musical, resultante da fusão do synthpop dos anos 80 com a música industrial, criando um estilo pesado e agressivo, porém amigável com as pistas de dança.
Em meados dos anos 80, o grupo belga Front 242 inventa o termo EBM (eletronic body music) para explicar o som que eles faziam. A música EBM consiste (mas não exclusivamente) de timbres eletrônicos, na grande maioria das vezes sintetizados, letras agressivas, batidas distorcidas e algumas vezes a utilização de instrumentos nada convencionais, como serras elétricas e furadeiras.
Vale ressaltar que embora considerados sinônimos as vezes, existe uma diferença entre Industrial e EBM, embora ambos os gêneros compartilhem a mesma raiz.
Como a maioria dos gêneros musicais alternativos, o EBM possui baixa popularidade.
Há várias culturas que são associadas a EBM, sendo as mais notáveis: Gótica, Rivethead e Punk.

Informações gerais
Origens estilísticas Música Industrial
Synthpunk
Synthpop
pós-punk
Contexto cultural Início de 1980s, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Canadá
Instrumentos típicos sintetizador - caixa de ritmos - sequenciador - teclado - sampler
Popularidade Pequena
Formas derivadas New beat - Goa trance - Dark electro - Electro-industrial – Futurepop


Cronologia
Aproximadamente desde os anos noventa, costuma-se chamar a EBM 'antiga' por 'Old-School EBM' pela diferença que existe entre os sons mais antigos e novos. É dificil dizer com precisão quando termina a EBM old-school cronológicamente, mas a grosso modo isto compreende um período que começa em 1982 (embora algumas bandas com a dita sonoridade sejam anteriores a essa data), com o lançamento de um dos primeiros cd da banda Front 242 (Geography). Sonoramente, ebm antiga é bem mais semelhante a música industrial da época do que a atual. E também com a maioria das músicas dos anos 80.(com o tempo o som foi 'evoluindo' sofrendo influências de vários outros gêneros).
Bandas conhecidas de EBM Old School seriam: Front 242, Die Krupps, Nitzer Ebb, A split a second, The Neon Judgement, para citar algumas. EBM 'Old-School' é mais usada como um termo musical, pois ainda existem bandas que fazem tal som, conservando aspectos mais puros, dos primeiros dias da eletronic body music. Até mesmo DJ´s e produtores da cena Electro e Minimal dos anos 00´s tem como influência o EBM Old School. ex. DJ Hell, Anthony Rotter e Hacker.
No começo dos anos 90, algumas bandas de EBM começaram também a pegar muito mais elementos do synthpop, fazendo um um tipo de música mais pop, mais facil de se ouvir e de se vender também: O Futurepop.
Em contrapartida, existiu também o que é chamado de 'Harsh EBM' (ou também Terror EBM ou Aggrotech). Isso denomina uma variante da EBM que surge no começo dos anos 90, mas não se populariza até a metade dele. Harsh EBM é justamente o oposto do Futurepop, e como o nome já diz, é a variante pesada da EBM nos dias atuais, batidas muito distorcidas, sintetizadores acidos e vocais muitas vezes fora de melodia, agressivos e distorcidos também, com letras pesadas sobre vários taboos e temas controversos. objetivando algo realmente pesado. As principais bandas desse género são: Suicide Commando, Unter Null, Grendel, Waldgeist, Tactical Sekt, Von Richthofen , Klaustrophobic , Hocico e lolikure.
Com o sucesso desses gêneros nas alas mais comerciais do underground dominado por gravadoras, surgiu o Anhalt EBM na alemanha Oriental por organizações como a Electric Tremor. O Anhalt tem como objetivo resgatar toda a força estética de cunho militar do ebm oldschool em junção com um espírito punk D.I.Y, como o Futurepop e o Aggrotech estavam saturados de tribos alienígenas á cena industrial (góticos,roqueiros,clubbers,etc...), o Anhalt se mostrou alternativa para os remanescentes do EBM dos anos 80 ou novos adeptos que não conseguiam aceitar essa mixagem de cenas opostas, exemplos de bandas de Anhalt EBM são Container 90,Sturm Cafe,Tyske Ludder,Spetsnaz entre outras.

Características
O estilo foi caracterizado pela difícil e muitas vezes escasso dançantes batidas eletrônicas, claro vocais sem distorções, gritos ou grunhidos com a reverberação e efeitos de eco e linhas sequencer repetitivo. Neste momento importante foram os sintetizadores Korg MS-20 , Emulator II , Oberheim Matrix ou o Yamaha DX7 . EBM ritmos típicos são baseados em 4 / 4 batidas, principalmente com algumas pequenas syncopation para sugerir uma música rock estrutura ritmo.

                    
                          História
1978-1987
O termo música eletrônica corpo foi inventada por Ralf Hütter do Alemão banda eletrônica Kraftwerk em 1978 para explicar o som mais físico de seu álbum The Man-Machine . DAF da Alemanha usou o termo "Körpermusik" ( música do corpo ) para descrever seu punk eletrônica dançante som. O termo foi usado mais tarde pelos belgas banda Front 242 em 1984 para descrever a música do seu EP desse ano, nenhum comentário .Front 242 caracteriza a sua abordagem como estando entre os Throbbing Gristle e Kraftwerk. Nitzer Ebb , influenciada pela DAF e Cabaret Voltaire , seguido logo depois. Grupos desta era freqüentemente aplicado realista socialista estética, com a intenção irônica. Outros grupos importantes incluem Die Krupps ,à; GRUMH ... ,e uma fração de segundo.


1988-1993

Na segunda metade da década de 1980, o canadense de música e grupos americanos como Front Line Assembly , Ministry ,e Schnitt Acht começaram a usar elementos típicos EBM Europeia. Eles esses elementos combinados com a aspereza da American rock industrial , particularmente no caso dos Revolting Cocks . Nine Inch Nails continuou a polinização cruzada entre EBM e rock industrial. O resultado foi " Head Like a Hole "(1989).
Enquanto isso, EBM se tornou popular no underground clubes , especialmente na Europa. Neste período, o mais importante foram os rótulos belgas PIAS e Antler-Subway , o alemão Zoth Ommog , a norte-americana Wax Trax! eo sueco Energy Rekords . artistas significativos incluídos And One , Armageddon Dildos , 20 Bigod , The Neon Judgement ,e Atrito.
Entre o início e meados da década de 1990, EBM muitos artistas se dividiram, ou mudou seu estilo musical, pedindo mais distorcida industrial elementos ou elementos de rock e metal . O álbum Tyranny For You por pioneiros EBM Front 242 iniciado no final da época EBM da década de 1980. Nitzer Ebb, um dos mais importantes artistas, também se tornou uma banda de rock industrial. Sem a força de suas figuras, o corpo da música eletrônica original desapareceu em meados da década de 1990.


Electro-industrial


Electro-industrial é uma conseqüência da EBM e música industrial que se desenvolveu em meados dos anos 1980. Enquanto EBM tem uma estrutura mínima e produção limpa, electro-industrial tem um complexo, e em camadas de som profundo, incorporando elementos do ambiente industrial . O estilo foi lançada pela Skinny Puppy , Front Line Assembly e wumpscut: .Em meados dos anos 90, o estilo gerou o dark electro e ramificações Aggrotech.

Revival
No final de 1990 e depois do milênio, e alemão grupos suecos como tyske Ludder , Jäger 90 e Spetsnaz reproduziram o velho [esclarecimentos necessários ]estilo EBM. No mesmo período, uma série de artistas da cena techno europeu passou a incluir mais elementos do EBM em seu som. Esta tendência cresceu em paralelo com o surgimento electroclash cena e, como aquela cena começou a diminuir, uma série de artistas a ela associados, tais como The Hacker , DJ Hell , Green Velvet , e Black Strobe ,mudou para este techno / style crossover EBM. Tem havido crescente convergência entre esta cena ea cena EBM old school. Bandas e artistas remixed uns aos outros. Mais notavelmente, Terence Fixmer ingressou com Nitzer Ebb de Douglas McCarthy para formar Fixmer / McCarthy

Futurepop

Futurepop é uma forma derivada de EBM que evoluiu no final dos anos 90 com VNV Nation e Apoptygma Berzerk . O termo "futurepop" foi cunhado por VNV Nation conduzir cantor Ronan Harris para descrever o seu som (embora o uso do termo tem sido objecto de algumas críticas, e até mesmo VNV Nation recuou de usá-lo). A cena cresceu no início a meados dos anos 00s, como artistas, como And One , Assemblage 23 , Ayria , Colony 5 , Pacto , Icon of Coil , Neuroticfish , Rotersand e Seabound formados ou começaram a incorporar elementos do gênero em sua música.
Embora fortemente influenciada pela EBM, futurepop incorpora a melódica mais elementos de synthpop música, bem como heavy trance batidas para criar música que é considerado mais dançante e animado do que EBM. Algumas canções do gênero se tornaram populares em clubes de dança, nomeadamente a Alemanha , onde VNV Nation tem tido algum sucesso nas paradas. Futurepop música, no entanto, manter alguns elementos que são populares no EBM e música industrial, incluindo o uso pesado de amostragem , uma sombria visão geral e uma ausência de alteração vocal que é popular em muitas outras formas de música eletrônica.


BANDAS

Metropolis Records
Machine revenge
Headscan
Apoptygma Berzerk
Assemblage 23
Clan of Xymox
Covenant
Decoded Feedback
Flesh Field
Fixmer/McCarthy
Front Line Assembly
Front 242
Funker Vogt
Haujobb
Hocico
Icon of Coil
In Strict Confidence
KMFDM
Melotron
Plastic Noise Experience
Project Pitchfork
Suicide Commando
Terrorfakt
VNV Nation
Wolfsheim
:wumpscut:
yelworC
Industrya

Nenhum comentário:

Postar um comentário